::.Amigos & Seguidores.::

terça-feira, 22 de junho de 2010

::.. Detector de Pedestres




Depois que assisti este vídeo da UOL, achei interessante fazer esta postagem, já que lembrei que publiquei um texto aqui com o título: Educação no Trânsito não tem idade, onde chamo atenção das necessidades de novas tecnologias. Quem sabe agora com esta idéia a situação possa melhorar.

Com crescente número de veículos nas ruas, aumenta a chance de acidentes de trânsito, muitas vezes até fatais. A Organização Mundial de Saúde – OMS e as pesquisas comprovam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo e no Brasil. Isso acontece principalmente por causa da imprudência e distração das pessoas. É comum vermos motoristas dirigindo alcoolizados e andando em alta velocidade, o que é proibido. Os pedestres não respeitam faixas e semáforos. Os motoqueiros, ciclistas e carroceiros também desrespeitam as normas. Desta forma, todos acabam contribuindo para um trânsito problemático.

A Volvo lançará o novo XC60, em outubro no Brasil, com um inédito sistema anti-atropelamento. O sistema é capaz de detectar pedestres nas pistas através de radares e câmeras que, assim que identificado um possível atropelamento os sistema de freios é acionado, mesmo que não haja nenhuma reação do motorista.

Vale a pena ver o vídeo e os detalhes das cenas. Talvez esta tecnologia vem para ficar e frear as estatísticas de atropelamentos. Mas isto não quer dizer que as pessoas que dirigirem estes carros, irão desrespeitar as normas de trânsito.

Outro detalhe é que sabemos que este sistema não é barato e até ser implantado em todos os carros levará anos.

Agora jogo a bola para vocês, se alguém souber de sistema semelhante em outro carro, é só comentar.


1 comentários:

Compondo o olhar ... 22 de junho de 2010 às 23:39  

interessantissímo este dector de pedestres... só espero q os condutores de veiculos não se acomodem com esta facilidade tecnologica e despreze a atenção ao dirigir...
parabéns!!!

bjocas.

Related Posts with Thumbnails

:: Frases para Refletir ::

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)