::.Amigos & Seguidores.::

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Maravilhas do Brasil

Cristo Redentor


Foto Retirada da Internet- Google Imagens




O monumento foi inaugurado por Getúlio Vargas e pelo cardeal Dom Sebastião Leme em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras. Mais que um cartão-postal, o Cristo Redentor foi eleito pelos moradores da cidade como "A Maravilha do Rio". A escolha foi merecida. A imagem representa a fé e a simpatia do povo carioca.

O Cristo Redentor é a estátua de Jesus Cristo localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Está localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Um símbolo do cristianismo, a estátua se tornou um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente que projetou o Rio de Janeiro e o Brasil. No dia 7 de Julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.


A construção do Cristo Redentor até hoje é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. O dono do projeto levou a vida inteira construindo a estátua, erguida em concreto armado e revestida de pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado.

Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes, que aconteceu em 20 de janeiro de 2003. Assim, não é mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam à imagem.

E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da sua história. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.

O acesso é feito por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, descortina a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, foram instaladas quatro escadas rolantes - duas em cada direção. Com uma proteção lateral para evitar acidentes, as escadas contam com dispositivos especiais, como alumínio antiderrapante nos degraus, que garantem o seu perfeito funcionamento e total segurança.

No mirante, os turistas contam com mapas que apontam para os principais pontos turísticos da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, as Praias de Copacabana e Ipanema e o Estádio do Maracanã. Localizados no parapeito do mirante, eles são de grande ajuda para quem não está acompanhado de um guia turístico.

Há algumas controvérsias sobre o direito de uso da Igreja Católica. A estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. A estátua está situada em logradouro público administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Há também, na base da estátua, uma capela católica devotada à Nossa Senhora Aparecida, onde são celebrados ritos católicos como casamentos e batizados.

Em 21 de novembro de 2007, o superintendente do IBAMA, Rogério Rocco, afirmou que a partir daquela data os católicos poderiam entrar gratuitamente no Cristo Redentor, mas apenas em datas agendadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A decisão causou desgosto nos admiradores da imagem que seguem outras religiões e naqueles que advocam pelo secularismo do estado.

Tão imponente é a estátua que Portugal não quis ficar atrás. Construiu uma escultura similar junto à foz do Rio Tejo, na sua margem sul, na cidade de Almada. A estátua, virada para Lisboa, foi inaugurada a 17 de Maio de 1959 e constitui o melhor miradouro da capital portuguesa. O monumento, designado por Cristo-Rei, é uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura.

Para nós, brasileiros é um orgulho ter este monumento. Quem já visitou o Cristo?

24 comentários:

Anônimo 20 de novembro de 2008 às 22:20  

Já estive lá por duas vezes e fiquei deslumbrada!!! É maravilhoso.... Quem ainda não conheçe, vale a pena conhecer.

Anônimo 20 de novembro de 2008 às 22:24  

Infelizmente não tive oportunidade de conhecer esta maravilha do mundo. Mas agora posso me deliciar um pouco lendo este post.

Homenzinho de Barba Mal feita 20 de novembro de 2008 às 22:31  

Mais do que merecida a escolha do cristo, para estar entre as sete maravilhas do mundo...
Eu ainda não conheço mastenho vontade de conhecer...



http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Euzer Lopes 20 de novembro de 2008 às 22:43  

Mas, fala a verdade: quer coisa mais linda que aquela estátua?

Filipe Marques 20 de novembro de 2008 às 22:45  

Ainda não fui ao rio
mas no dia que tiver a oportunidade
com certeza irei lá..=D

Fernanda Fernandes Fontes 20 de novembro de 2008 às 22:47  

Olha que interessante, não conhecia a história do Cristo Redentor...não o conheço pessoalmente, mas a vista lá de cima deve ser linda...

Abraços!

Jota 20 de novembro de 2008 às 22:55  

bomo saber vo fazer provas sobre isso

Anônimo 20 de novembro de 2008 às 23:09  

uma das sete maravilhas do mundo.

Jota 20 de novembro de 2008 às 23:14  

ja tive aki

Uriel Gonçalves 21 de novembro de 2008 às 13:03  

fui lá com 8 anos... é realmente uma das maravilhas do mundo :D

Anônimo 21 de novembro de 2008 às 13:05  

Já estive lá e realmente é lindo, magnífico...

Beijos, gostei do seu blog e principalmente do nome, é bem forte !

Suvarine 23 de novembro de 2008 às 17:55  

O Rio é o lugar mais lindo do mundo!!
Um abraço!!
www.estranhamusica.blogspot.com

Karla Hack dos Santos 23 de novembro de 2008 às 18:28  

Sempre quis conhecer..
Ainda vou ir lá! DEve ser divino..
Votei nela para tornar-se uma das novas 7 maravilhas do mundo moderno/contemporaneo!

;D

bjus

Anônimo 23 de novembro de 2008 às 18:59  

eu ainda não conheço o Cristo Redentor, mais tenho muita vontade. eu já cheguei a ver ele, mais muuuuuito de longe !
Seu blog é muuuuito interessante, adorei !

aguardo sua visita :
http://famapopper.blogspot.com/

Anônimo 23 de novembro de 2008 às 19:15  

eu já comentei aqui, e como disse, tenho muita vontade de ver o Cristo ! quero muitooo, mais minha família tem medo do rio de janeiro :/

Jota 23 de novembro de 2008 às 21:00  

de novo aqui

Lina :) 23 de novembro de 2008 às 21:06  

Lá vai o meu não-calote:

Adorei seu blog.
Bem conteudista, diversificado.
Parabéns :D

Anônimo 23 de novembro de 2008 às 21:21  

Adorei :DDD
Muito bom ;D

http://tiomah.blogspot.com/

iti 23 de novembro de 2008 às 22:56  

concerteza, uma das grandes maravilhas do mundo
fantastico, lindo

http://500x100.blogspot.com/

humor lecal 23 de novembro de 2008 às 23:10  

É muito lindo mesmo

quando vc chega perto vê como é belo

;)

Kacau 23 de novembro de 2008 às 23:28  

Oi andrea, vi vc fazendo divulgação do seu blog e vim ti fazer uma visitinha, eu votei no Cristo para ser uma das maravilhas do mundo, mas vc acredita que eu ainda não conheço? apesar de tudo o RJ é maravilhoso!! bj

http://messnatural.blogspot.com/
kacau

Leo Pinheiro 23 de novembro de 2008 às 23:29  

E o melhor de tudo... Dá para ver da janela da minha casa ;)

Moderador 24 de novembro de 2008 às 21:16  

um dos icones realmente

boa

Admin - Blog Web Dicas 25 de novembro de 2008 às 18:26  

Eu já fui la,
e lindo :D

http://www.webdicas.org

Related Posts with Thumbnails

:: Frases para Refletir ::

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)