::.Amigos & Seguidores.::

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Assassino Silencioso



O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. E esse perigo convive conosco dia-a-dia e está se tornando corriqueiro os acidentes envolvendo este assassino invisível. Ele é produzido pela queima de combustíveis como a combustão da gasolina, gás de cozinha, querosene, aquecedores, lenhas etc. E respirar este gás em níveis elevados pode resultar em morte por envenenamento.

É bom lembrar que durante a Segunda Guerra Mundial o monóxido de carbono foi o primeiro gás utilizado pelos nazistas para matar milhares de pessoas nas horrendas câmaras de extermínio.

Por isso é importante saber que os sintomas da inalação em grande quantidade podem causar enjôos, náuseas, dores de cabeça, confusão mental e desmaios. Este é um alerta para quem convive com este gás. Há algumas formas de se prevenir contra este mal. Evite ligar o carro em garagens privativas, fechadas sem circulação, verifique e faça a manutenção dos aquecedores, secadores, chaminés e estufas.



Não podemos ignorar que este gás junto com o Dióxido de Carbono promovem a poluição atmosférica e são os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas devido ao desenvolvimento industrial e da modernidade.

Segundo pesquisas do Instituto do Coração, em 2006, a cada 100 consultas ao pronto-socorro, 12 estão associadas a problemas resultantes da poluição do ar. De 5% a 6% das mortes "naturais" de idosos são aceleradas pela poluição, o que é considerado um índice alto pelos médicos. A relação entre poluição atmosférica e o desenvolvimento de tumores também é conhecida. O risco de ser vítima de câncer de pulmão morando em uma cidade como São Paulo é 10% maior do que em outros locais. Em termos gerais, de 5% a 10% das mortes supostamente naturais na cidade estão associadas à poluição, e como morrem por dia 110 pessoas, temos dez falecimentos diários ocasionados pelos poluentes do ar.

Tomar atitudes saudáveis e ecologicamente certas é uma questão de educação que claro ainda infelizmente levará anos para ocorrer mudanças positivas, mas porque não começar agora? Então pense bem e pare de fumar. Andar de bicicleta pode ser um passeio bem agradável. E usar o aquecedor solar é mais simples do que se imagina. Fazer revisão periódica em máquinas de combustão é também uma forma de contribuir contra a poluição.

Sei que o assunto é extenso mas a situação atual é caótica. É preciso fazer alguma coisa de concreta. Tome uma atitude!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

:: Frases para Refletir ::

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)