::.Amigos & Seguidores.::

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

::. Prêmio Nobel de Literatura 2009



A escritora romena radicada na Alemanha Herta Müller (poetisa, romancista e ensaísta), 56, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2009. Müller é autora de "O compromisso", lançado no Brasil em 2004 pela editora Globo.

O resultado foi anunciado pelo secretário permanente da Academia Sueca, Peter Enlgund, em Estocolmo, na Suécia. O prêmio é de US$ 1,4 milhão.

A justificativa pela escolha de Müller é devido à "concentração de sua poesia e a franqueza de sua prosa, retratando a paisagem dos desapossados".


Müller, que vive em Berlim desde 1987, nasceu em Nytzkydorf, na Romênia, em 1953 em uma família de minoria alemã e desde muito cedo tentou fazer a ponte entre as duas culturas a que pertencia. Ela estudou filologia germânica e romena para se aprofundar no conhecimento das duas literaturas das quais se sentia parte.

Antes de radicalizar na Alemanha, sua primeira obra "Niederungen" foi censurada e proibida pela ditadura romena, porém não impediu o sucesso e o reconhecimento na Alemanha. "Niederungen" mostra aos olhos de uma criança, a vida de um povo alemão perdido na Romênia e desfavorecido tanto financeira quanto moralmente.

No geral, a obra da autora reflete em grande parte o destino das minorias na Alemanha e nos países da Europa Central que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em muitas ocasiões tiveram que pagar duplamente pelas culpas do nacional socialismo em seus países.


A leitura nos leva a lugares desconhecidos, portanto é muito bom pesquisar novas leituras e saber um pouco mais deste nosso imenso planeta.

Deixo um link do site com a lista de premiados dos anos anteriores. Boa leitura!






1 comentários:

Byers 11 de outubro de 2009 às 18:25  

Oie Flor !!!! Tudo bom?

Desculpa a ausencia de respostas, eu estava, super enrolado, rs começou a correria ai tudo denovo !!!

Ah sim eu espero ancioso pelos poemas para montar a sua pasta no meu banco de textos da sunshine.

Com mais tempinho eu tb quero voltar ao seu arquivo e eu mesmo escolher uns textos.

Estou colocando o texto da sua amiga, aquele o "Lembrete" na sunshine de verão, lembranças fazem partes de sonhos eu creio, poético não?rs

=D pode avisar ela por favor? =D ah, adorei o site do blocos.

Bjos!

Related Posts with Thumbnails

:: Frases para Refletir ::

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)